Inclusão de Crianças Refugiadas na Educação

O projeto CIRCLE tem como objetivo geral ajudar e apoiar a inclusão de migrantes / refugiados na educação na Grécia, Itália, Portugal e Espanha, criando ferramentas e políticas que permitirão aos profissionais educacionais avaliar e validar efetivamente a aprendizagem anterior e desta forma permitir a continuidade dessa aprendizagem para recém-chegados.

Todos os Estados-Membros da UE, e especialmente os países mediterrânicos como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal (especialmente através de deslocalizações), que registaram um aumento do afluxo de refugiados nos últimos anos, em paralelo com uma grave crise económica, enfrentam o desafio de integrar com sucesso as crianças refugiadas nos seus sistemas educacionais. No entanto, e de acordo com o MIPEX 2015, a educação aparece como a maior fraqueza nas políticas de integração dos migrantes na maioria dos Estados-Membros da UE.

Avaliar as aprendizagens anteriores das crianças/jovens é difícil na maioria dos casos. Muitos refugiados não têm documentação sobre o seu percurso e notas escolares anteriores. Não devem ser apenas considerados o percurso educativo prévio, mas também as suas lacunas, a situação familiar e eventuais traumas causados pelo processo de migração.

Conseguir a avaliação inicial da aprendizagem prévia é da maior importância para a inclusão social de crianças e jovens migrantes / refugiados, uma vez que os estudos existentes indicam que a integração escolar num nível distinto do seu potencial é umas das causas principais para o abandono escolar.

O “Projeto CIRCLE” tem por objetivo melhorar o acesso à educação para crianças/jovens, reduzir o abandono escolar precoce e promover uma progressão bem-sucedida através do sistema educativo.

Como faremos isto?

  • Realizar de um estudo aplicado com o objetivo de identificar e avaliar a eficiência e a eficácia de práticas de avaliação de aprendizagem anteriores
  • Desenvolver ferramentas e mecanismos de diagnóstico especificamente concebidos para avaliar a aprendizagem prévia de recém-chegados migrantes / refugiados em idade escolar primária e secundária.
  • Desenvolver e promover recomendações de políticas para os decisores políticos no campo da educação
  • Alcançando as partes interessadas através de advocacia e lobbying e através a disponibilização de formação a líderes e educadores, no uso de ferramentas e mecanismos.

Mantém-te informado!

Close Menu